Home Bem-estar Saúde Respire fundo: um alívio no outono/inverno

Respire fundo: um alívio no outono/inverno

4 min de leitura
0
0

Apesar das estações do ano não estarem mais tão definidas, o clima frio e o ar mais seco, são as características que propiciam e contribuem para problemas respiratórios e alérgicos. De acordo com estimativas, cerca de 40% da população mundial sofre desse mal, que são bronquite, faringite, laringite, meningite, pneumonia, rinite, sinusite e asma. Inclusive, em 7 de maio é comemorado o Dia Mundial do Combate a Asma. Um bom momento para refletimos como anda nossa saúde respiratória.

janelas abertas

“Essas doenças, além das infecções respiratórias virais, são as mais comuns nesse período do ano. Os principais vilões do frio são os ambientes fechados e roupas e cobertores guardados há algum tempo, o que facilita a proliferação de fungos e ácaros”, alerta o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG).

Segundo o especialista, a melhor maneira de passar o inverno longe desses problemas é a prevenção. Manter ambientes limpos, trocar os lençóis e roupas de cama uma vez por semana; lavar as roupas de inverno, tanto de vestir como de cama antes de usar; deixar as janelas abertas para ventilar; manter a alimentação saudável e tomar bastante água estão entre os principais cuidados neste período.

Outra sugestão para a prevenção e o combate dos problemas respiratórios é a hidroterapia. Rogério Celso explica que a fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica, com a realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida. As atividades são orientadas sempre por um fisioterapeuta, evitando impacto, acelerando a recuperação e prevenindo várias doenças.

“No caso dos problemas respiratórios, a hidroterapia é uma grande aliada. A pressão que a água exerce sobre a caixa torácica auxilia nos exercícios para os músculos respiratórios, melhorando a capacidade pulmonar. Além disso, a fisioterapia aquática alia exercícios específicos, que ajudam a corrigir a postura corporal, relaxam e alongam os músculos respiratórios, contribuindo para a melhora da função pulmonar e do bem-estar geral do paciente. Por ser um ambiente úmido, auxilia na higiene brônquica, na desintoxicação e expulsão de resíduos pela respiração”, explica o especialista em hidroterapia.

 
Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira

Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG) // (31) 3055-3555
facebook.com.br/fisiorhidroterapia // Instagram: @fisiorhidroterapia


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Inverno: conheça as frutas típicas da estação

Muitas pessoas acabam ganhando alguns quilinhos extras durante os meses mais frios do ano.…