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Quiz: Você cuida do seu coração? + Infográfico

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O Dia Mundial do Coração foi celebrado em 29 de setembro, mas ainda há muitos questionamentos sobre quais atitudes adotar no dia a dia para evitar problemas cardiovasculares.

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Faça o quiz e descubra se você sabe tudo sobre como ter hábitos saudáveis e evitar essas doenças.

Confira, também, o infográfico com as principais dicas sobre como cuidar do seu coração.

Quiz

  1. Qual a principal causa de doenças do coração?
    a) Sobrepeso
    b) Má alimentação
    c) Sedentarismo
    d) Todas as alternativas
  1. Existem gorduras que, consumidas em excesso, podem fazer mal à saúde e que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Quais são elas?
    a) Gorduras trans e saturadas
    b) Gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas
    c) Todas fazem mal à saúde
    d) Nenhuma faz mal à saúde
  1. Que alimentos ajudam a evitar doenças cardiovasculares?
    a) Alimentos ricos em ômegas 3 e 6
    b) Creme vegetal com fitoesteróis
    c) Aveia
    d) Todas as alternativas
  1. Algumas atitudes podem auxiliar a saúde do seu coração. Qual das alternativas abaixo NÃO é aconselhável?
    a) Realizar exames de dosagem de colesterol
    b) Caminhar 30 minutos por 5 dias da semana
    c) Excluir todos os alimentos com colesterol da dieta
    d) Consumir creme vegetal
  1. O colesterol “ruim” em excesso pode se depositar nas paredes das artérias do seu organismo. Qual a melhor forma de evitar que isso aconteça?
    a) Aumentar o consumo de fibras
    b) Aumentar o consumo de carnes vermelhas
    c) Aumentar o consumo de alimentos com fitoesteróis
    d) Apenas as alternativas a e c

 

A nutricionista Lara Natacci, da DietNet, responde:

1. D – Todas as alternativas. Pessoas que estão acima do peso têm mais chances de ter pressão alta e aumento nos níveis de colesterol e de glicose no sangue, fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Adotar uma alimentação balanceada também contribui para um coração saudável, isso porque é importante ingerir diversos nutrientes, e incluir fontes de ômegas 3 e 6 na alimentação, já que nosso organismo não os produz e eles são fundamentais para manter níveis adequados de colesterol no sangue.
Aliada a isso, a prática de exercícios físicos pode ajudar a controlar esses fatores de risco e diminuir a probabilidade de desenvolver alguma doença crônica.

2. A – Gorduras trans e saturadas. O consumo excessivo de gorduras saturadas e trans pode aumentar as taxas de colesterol no sangue.

3. D – Todas as alternativas. Uma alimentação variada, que inclua fibras, como as presentes na aveia, além de alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como óleos, cremes vegetais, e peixes é fundamental para auxiliar na melhora do perfil lipídico sanguíneo, ajudando a manter os níveis adequados de colesterol no sangue.

4. C – Excluir todos os alimentos com colesterol da dieta. O colesterol e as gorduras saturadas não precisam ser eliminados completamente da alimentação, já que o colesterol pode ser consumido, desde que dentro dos níveis adequados para cada indivíduo. O importante é aliar na rotina uma alimentação equilibrada e a manutenção de hábitos saudáveis.

5. D – Apenas as alternativas A e C. As fibras solúveis, presentes em alimentos como a aveia, auxiliam na redução do colesterol “ruim” do sangue. Os fitoesteróis são compostos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol.
São encontrados naturalmente em verduras, legumes e óleos vegetais, porém em pouca quantidade. Para consumi-los em quantidade adequada, produtos adicionados desta substância no mercado, como alguns cremes vegetais.

Infográfico

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