Período seco favorece ressecamento dos olhos e conjuntivites

A síndrome do olho seco e a conjuntivite são duas das principais doenças da visão potencializadas com a chegada do período de estiagem.

Em Brasília, a época da seca já se aproxima e, com ela, a necessidade de incorporar à rotina novos hábitos para cuidar da saúde ocular.

Segundo o médico oftalmologista da Clínica Oftalmed, Leonardo Tizzo, a mudança no clima pode favorecer o ressecamento dos olhos, provocar alterações na superfície ocular e causar a diminuição da produção ou ainda variações na composição da lágrima.

“Quando somada a outros fatores como a exposição excessiva ao vento, o uso de lentes de contato, a longa permanência em ambientes com ar condicionado ou a exposição prolongada a telas de computadores, smartphones, TVs e tablets, essa alteração no clima pode contribuir para causar o problema”, explica o especialista.

De acordo com ele, a lágrima é essencial para lubrificar, nutrir e proteger as estruturas oculares externas, como a córnea e a conjuntiva.

“Se a lágrima estiver alterada em quantidade ou qualidade, o paciente pode apresentar sintomas como ardor e vermelhidão nos olhos, coceira, irritação, visão turva, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e desconforto ao praticar atividades simples como ler ou ver TV.

Em quaisquer dessas situações, o ideal é procurar um especialista e evitar a automedicação. “, detalha.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular, membrana que recobre a parte externa do olho.

Ela pode ser causada por diversos motivos, como a presença de vírus e bactérias (conjuntivite infecciosa) que se proliferam muito em períodos de calor, ou por produtos químicos ou tóxicos (conjuntivite alérgica).

Os principais sintomas da doença são similares aos da síndrome do olho seco e incluem coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, ardência e secreção.

“Em alguns casos, o paciente também pode apresentar dores no corpo, sensação de gripe e processos alérgicos como rinite e asma.

Da mesma forma, a recomendação é buscar um especialista de confiança, já que o tratamento indicado depende do tipo específico de cada conjuntivite”, alerta Leonardo Tizzo.

Hábitos Saudáveis

O uso de umidificadores de ar nos ambientes de maior permanência pode reduzir os sintomas de olhos secos.

Usar óculos escuros em ambientes externos também pode ser benéfico tanto para proteger a visão dos raios ultravioleta quanto para dificultar a evaporação das lágrimas e manter os olhos úmidos.

“Além disso, lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos excessivamente também são comportamentos essenciais para prevenir a secura e as contaminações que podem causar conjuntivites.

Outra estratégia interessante é usar colírios lubrificantes recomendados por um especialista, fazer pausas durante o trabalho para desviar a atenção da tela do computador e lembrar de piscar os olhos com frequência”, finaliza o médico da Clínica Oftalmed, Leonardo Tizzo.

Serviço
OFTALMED – Com 23 anos de tradição no Distrito Federal, a Clínica Oftalmed possui unidades na Asa Sul, Taguatinga e Águas Claras e realiza mais de 14 mil atendimentos mensais, entre consultas e exames clínicos. Além do atendimento clínico geral, a Oftalmed oferece atendimento especializado em catarata, refrativa, retina, glaucoma e cirurgia plástica.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *