Como se preparar para a primeira teleconsulta

Confira algumas dicas sobre como se comportar e o que esperar de uma teleconsulta ou atendimento médico online

Teleconsulta

Prestes a completar um ano de liberação no Brasil, a telemedicina se tornou uma importante aliada para o combater o novo coronavírus no País, desde a possibilidade de serem dadas orientações a distância, de se fazer o encaminhamento de pacientes em isolamento e até realizar a monitorização de parâmetros de saúde para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Mas e como se preparar e o que esperar da primeira teleconsulta?

Segundo Lucas Guimarães, geriatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e responsável pelos projetos de telemedicina nos ambulatórios da instituição, a teleconsulta é um serviço de apoio à modalidade presencial de atendimento e que amplia o acesso dos pacientes ao cuidado.

“Conseguimos atender pessoas de outras cidades e Estados sem que elas necessitem vir presencialmente à instituição”, afirma o médico.

O acesso à consulta é sempre feito por uma plataforma de telemedicina. Nela, o paciente deve inserir ou confirmar os dados para ingressar no consultório virtual.

Confira as dicas do especialista da BP

  • Durante a consulta, é importante estar em um ambiente tranquilo e silencioso, sem interferências ou presença de outras pessoas.
  • Recomenda-se que o acesso ao aplicativo não seja feito em locais públicos, como supermercados e ônibus, preservando assim, a privacidade e a segurança de quem está realizando a consulta.
  • Para garantir a qualidade de áudio e vídeo da consulta, é importante evitar se locomover enquanto estiver falando com o médico, além de utilizar, preferencialmente, um computador com webcam, microfone e saídas de som.
  • O uso do smartphone ao dirigir, além do risco de causar acidentes, é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, não é permitido realizar a consulta enquanto estiver dirigindo.
  • Os trajes devem ser adequados, como se fosse uma consulta presencial.
  • Caso o médico entenda que o local escolhido é inadequado para atendimento e/ou coloque em risco a segurança do paciente, ele poderá suspender o atendimento.

Após a teleconsulta, caso haja prescrição de exames e/ou medicamentos, o paciente receberá um link via SMS para acessar uma plataforma que permite a visualização do pedido médico digitalizado.

Esse documento pode ser utilizado para realização dos exames e nas redes de farmácia para a compra de medicamentos.

Lucas Guimarães lembra que o serviço de telemedicina não é adequado para todos os pacientes, especialmente aqueles com doenças potencialmente graves.

“Se estiver se sentindo muito mal, procure atendimento presencial em um pronto-socorro”, recomenda o médico da BP.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa.

São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 unidades na cidade de São Paulo, sendo 2 no bairro da Bela Vista, onde são ofertados serviços privados, e 1 no bairro da Penha, onde são oferecidos serviços privados e também para clientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As marcas comerciais operadas pela BP são:

  • Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares;
  • pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares;
  • pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
  • pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas;
  • pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde;
  • e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

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