Home Bem-estar Saúde Ansiedade e stress no trabalho, um risco iminente

Ansiedade e stress no trabalho, um risco iminente

8 min de leitura
0
0

Rotina muito puxada, cobranças e competitividade podem elevar o nível de stress dos funcionários e ocasionar uma crise.

Ansiedade e stress no trabalho, um risco iminente

O ambiente de trabalho é local onde os brasileiros passam boa parte de seus dias, como determina a legislação cerca de 8 horas diárias ou 44 horas semanais.

E independente da função que desempenha, o trabalhador é submetido a uma rotina intensa, com metas e prazos a serem cumpridos, além da competitividade entre colegas e a necessidade de suprir as expectativas dos chefes e clientes.

Todas essas obrigações causam stress, e se o trabalhador não se sente bem no local de trabalho a situação fica ainda pior.

Segundo uma pesquisa feita pela International Stress Management Association (ISMA), organização que estuda o problema, no Brasil 70% dos trabalhadores registrados sofrem com o stress ocupacional, que causa enxaqueca, irritação, falta de concentração, dores musculares e problemas digestivos.

Todos esses sintomas são uma resposta do corpo e da mente de que algo não está indo bem, e se não tratados podem levar ao chamado “burnout”, ou seja, um grau de esgotamento mental e físico tão elevados que podem desencadear uma depressão e levar à morte.

Para evitar que isso aconteça, várias empresas já perceberam a necessidade de investir em técnicas que aliviem o stress diário de seus trabalhadores e aumentando sua auto estima e melhorando seu desempenho.

É o que afirma Francielle Almeida Campos, psicóloga clínica formada pela Universidade Católica Dom Bosco

“O psicólogo tem papel fundamental dentro das empresas, neste caso ele atuaria como facilitador, ou seja, aquele que auxiliaria nas relações entre os trabalhadores e a organização, contribuindo para o bom desenvolvimento de ambos”.

Ou seja, a presença de um psicólogo dentro do ambiente de trabalho não transformará o local em um grande divã, nem alterará a rotina dos funcionários, mas funcionará como uma consultoria onde o profissional estará a disposição para atender quem estiver enfrentando algum problema, e eventualmente organizar conversas ou pequenos eventos para fazer um diagnóstico da empresa como um todo.

 

Gerenciando o stress

Não é apenas o local de trabalho que causa sensações desconfortáveis as pessoas, a rotina como um todo pode desencadear alguns sintomas de stress.

A psicóloga Francielle Almeida elenca alguns:

“Dificuldade de concentração, problemas de memória, irritabilidade, aumento ou perda do apetite, dores no peito, aceleração dos batimentos cardíacos, entre outros”.

Juntos eles podem alterar completamente o rendimento de um funcionário e atrapalhar seu relacionamento com as outras pessoas dentro e fora do local de trabalho.

Por isso algumas atitudes simples, podem ajudar a lidar melhor com as situações do dia a dia que causam stress.

O primeiro passo é assumir a responsabilidade de melhorar seu bem-estar físico e emocional e se comprometer com isso, buscando formas de tornar sua rotina mais leve, seja fazendo exercícios ou conversando com um profissional.

Nessa mesma análise você deve identificar quais as atitudes e hábitos negativos que podem contribuir para o aumento do seu estado de stress, dentro e fora do ambiente de trabalho e tentar mudar suas atitudes.

Exercícios físicos podem ajudar, e uma mudança na alimentação também, sem contar que você procurar dormir melhor.

A má qualidade do sono afeta e muito sua rotina e nível de produtividade ao longo do dia.

Se mesmo tomando todas as medidas básicas você ainda se sentir mal não é nada vergonhoso pedir ajuda à psicologia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer terapia ou consultar um psiquiatra (ou psicólogo) não é apenas para pessoas que têm problemas psicológicos sérios, é uma forma de te ajudar a buscar seu equilíbrio emocional e mental.

 

 

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

E você, já deu um tempo para você hoje?

Cada vez mais, o estresse tem sido um dos principais problemas emocionais dos brasileiros.…