Home Bem-estar Fitness A importância dos exercícios regulares de respiração

A importância dos exercícios regulares de respiração

13 min de leitura
0
0

Fisioterapeuta e professora de Pilates, Fernanda Affonso, apresenta pontos positivos das atividades respiratórias corretas, com benefícios para o corpo e a mente. Segundo ela, a adoção de exercícios e de uma consciência da respiração adequada são essenciais para a qualidade de vida e saúde, principalmente durante a pandemia do novo Coronavírus

Fernanda Affonso – Fisioterapeuta e Professora de Pilates

Um dos principais sistemas do organismo afetados pela contaminação do novo Coronavírus (Covid-19), é o respiratório, inclusive com possíveis sequelas, causando falta de ar e cansaço, mesmo após a cura da doença.

Para melhorar as condições da respiração, a fisioterapeuta e professora de Pilates, Fernanda Affonso, destaca a importância da prática de exercícios respiratórios constantes, a fim de melhorar a condição corporal e até mental.

A fisioterapeuta afirma que um dos problemas mais recorrentes na população é que, normalmente, as pessoas respiram de maneira errada. “A respiração não é simplesmente o fato inalar e exalar o ar automaticamente, justamente porque não prestamos atenção na forma como respiramos”, comenta Fernanda.

A profissional explica, por exemplo, que se a respiração for curta e rápida, vai prejudicar tanto o corpo quanto a saúde mental, pois acelera os batimentos cardíacos, criando a sensação de ansiedade e isso leva a musculatura do corpo a se contrair, resultando em dores musculares.

A profissional sugere que o mais apropriado é aprender a respirar corretamente. Para isso, é preciso avaliar como a respiração funciona individualmente. Fernanda indica um treino que coloque o praticante numa postura sempre calma, aprendendo a inspirar e a expirar profundamente para enviar informações ao cérebro.

“Assim dizemos ao nosso cérebro que está tudo bem e ele libera substâncias benéficas para nosso organismo. Quando conseguimos manter essa conduta, conquistamos uma sensação de relaxamento, de paz e de tranquilidade”.

A fisioterapeuta comenta ainda que a prática do Pilates auxilia muito na melhora da respiração.

“Devemos puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca, de forma a não tensionarmos a musculatura. Quando a respiração não ocorre de forma adequada forçamos a região dos ombros, com dores nesta região. Com o Pilates ensinamos a como não forçar essa musculatura”, explica Fernanda.

Forma correta de respirar

A recomendação da fisioterapeuta é que a musculatura do diafragma deve ser usada, expandindo a região e, na hora de soltar o ar pela boca, o correto é aproximar as costelas. “O diafragma e as costelas têm toda uma rede de ligamentos e tendões. Durante a respiração acionamos a musculatura abdominal e o transverso do abdômen”, acrescenta.

Além dessa movimentação, vale aprimorar o desempenho da musculatura abdominal. Para isso, a postura também é contemplada, ajudando até a região pélvica, pelo fato de que todos os músculos estão interligados.

“Quando temos uma respiração mais correta, trabalhamos as nossas musculaturas e começamos nos acalmar, a ter pensamentos positivos e mais relaxantes”, completa Fernanda.

Os exercícios para os músculos da respiração não só melhoram a condição mental e corporal, como também auxiliam no aumento da imunidade, principal mecanismo do corpo contra a contaminação do vírus da Covid-19 e de vários outros vírus e doenças.

“Com Pilates, conseguimos trabalhar a mobilidade da caixa torácica, tirar a tensão da musculatura acessória da cervical. Com isso, obtemos um relaxamento e maior capacidade respiratória pulmonar”, explica.

O foco dos exercícios é direcionado a minimizar as dispneias e a diminuir os quadros de ansiedade, que são provocados pela falta de ar. A professora de Pilates esclarece que a atividade física em nível moderado e contínua, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e de imunorregulação. O resultado é um sistema imune mais resistente para combater os processos infecciosos.

“Apesar de ainda não existirem pesquisas comprovadas, já há estudos apontando que uma pessoa com um estilo de vida saudável e adepta da prática regular de exercícios, tem 51% menos chance de internação durante a infecção da Covid-19”, revela Fernanda.

Ela complementa que uma boa respiração é muito eficaz para o organismo e gera outros benefícios no combate a outras doenças respiratórias. “Quem respira bem consequentemente tem diminuição da mortalidade por gripe, pneumonias, porque a respiração melhora nosso sistema cardiorrespiratório como um todo e até a melhora das respostas às vacinas”, defende.

Tratatamento da respiração no pós-Covid

Já para quem passou pela internação e complicações da Covid-19, Fernanda Affonso destaca que para a recuperação destes pacientes, deve-se ter o acompanhamento médico e de um fisioterapeuta para orientar a respiração em cada movimento, consciência corporal e treino de concentração.

“Levamos em consideração cada caso e inicialmente trabalhamos a parte do fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio”.

O tratamento com Pilates nesta fase é focado em menos repetições (no máximo 10 cada) com intervalos maiores entre os exercícios, a fim de ser uma progressão lenta e que não desestimule a pessoa a praticá-lo.

“A Covid-19 tem trazido consequências ao músculo esquelético pelo processo inflamatório que vai sendo agravado e, nestes casos, ocorre perda de massa muscular, de mobilidade e alguns até na capacidade motora”, avalia Fernanda.

Ela ressalta que os músculos que trabalham a nossa respiração são voluntários, mas precisam ser trabalhados diariamente. “Com essa musculatura fortalecida é possível prevenir até possíveis complicações da Covid-19”, finaliza.

AMARO Outono Inverno
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dr. Michael Yeadon, Ex VP da Pfizer faz alerta contundente sobre as vacinas e passaportes

Censurado e boicotado pela grande imprensa, o ex Cientista Chefe e ex Vice-Presidente da P…